Tuesday 23 September 2008

Que cor tem Londres? - Identidade parte I


Jacson me pergutou: que cor tem Londres?

Eu aqui estudando inglês, lamento por não tê-lo ainda na ponta do ouvido.

Em Brixton, um dos bairros “negros” de Londres, vejo uma cena que dispensa o entendimento da língua.

Duas garotas brancas bebendo coca-cola e rindo muito. De repente um homem negro que estava ao lado segurando uma cadeira de rodas começa a esbravejar. Furioso, dispara uma rajada de palavras que meu parco vocabulário não permite reconhecer. Mas uma frase eu entendi, talvez pelo número de vezes que ele a pronunciou:

black and white

As garotas pararam de rir e de tomar sua coca-cola. Também não lhe responderam nada, assim como os outros presentes, apenas ouviram, um pouco assustadas. Um rapaz negro que passava pareceu defende-las e trocou alguns insultos com o senhor, mas apenas passou. Elas brancas , o homem negro e eu continuamos ali. E a frase que se repetia:

black and white black and white black and white

Lembrei de Gilberto Freire e o vídeo que assisti no Brasil pouco antes de vir pra ca “Nosso povo brasileiro”. Fiquei curiosa para saber: quando ele olha pra mim o que vê – uma branca ou uma negra. Quando as louras inglesas olham para mim o que enxergam?

Tenho uma amiga da minha cor, que diz que sou negra, mas ela não. Tenho uma amiga gaúcha de olhos azuis que me chama de louca quando eu digo que sou pretinha. Ela imediatamente me corrige dizendo que sou muito é branca...
Eta povo cafuso, eta povo confuso!


Descobri que você pode dizer o que quiser, mas a sua cor só os outros enxergam.

Jacson, respondendo a sua pergunta, Londres tem todas as cores, mas elas não se misturam como no Brasil.


2 comments:

  1. Morena... meu dia acabou de se tornar alegremente colorido: descobri essa caixa de lápis de cor na net!!Agora posso deixar tudo da cor que eu quiser!Êba!Obrigada linda Jhaíra... minha amiga colorida, morena de todas as cores...nossa cor é a LUZ!!! Saudades...

    ReplyDelete
  2. E cade sua cor na net mulher. Seu blog nada tem. Que bom que a gente consegue colorir o mundo. Sua mensagem coloriu a noite. Luz sempre e beijos também!!!

    ReplyDelete