Wednesday 27 August 2008

O silêncio dos inocentes





Sempre morei em casa. Alicerces na terra e crianças brincando ao redor. E quando digo brincando quero dizer gritando, pulando, vibrando. Criança por perto significa barulho. Adoro a poluição sonora da vibração das crianças. Quando fui morar em apartamento descobri que as crianças também gritavam por lá, e quem não estivesse feliz que se mudasse para o ultimo andar.
Mas por que tanto barulho por nada?

Aqui na Suíça as crianças as vezes são o pivô de verdadeiras saias justas. Todos são muito silenciosos. Não se fala alto em lugares públicos, como manda a etiqueta, se cultua o silêncio, logo, um serzinho ainda não domesticado que perturbe a ordem deve ser “extraditado”.

No transporte público vejo mães constrangidas quando seus anjinhos aumentam o tom de voz, tentam desesperadamente conte-los antes que chamem a atenção dos demais usuários que se voltam para o pequeno passageiro indesejável.
Nos bares os pais portadores de crianças sonoras podem ser convidados a se retirarar do ambiente caso a espontaneidade da mesma não consiga ser controlada. Muitos aceitam o convite a ainda deixam seu pedido de desculpas.
Mas felizmente, para a terra dos alpes, esses pequenos indomáveis crescem e aprendem que é necessário evitar o contato, seja ele visual (desvie o olhar quando notado), pelo tato (se tocar em alguém se desculpe) e sonoro . O sonoro é especialmente mais nefasto porque é uma contato que atinge muitas pessoas ao mesmo tempo e a longas distâncias.

Adoro o silencio suíço, escrevo de madrugada porque acho o silêncio essencial, mas devo confessar que adoro o ruído das crianças, especialmente as daqui.








2 comments:

  1. Querida,
    Viajo com você.
    Quem sabe serei eu ano que vem? heim? Abra os caminhos pra nós.
    bjos
    Claudia

    ReplyDelete
  2. Oi, Jhaíra!!!!!!
    Então você foi desbravar outras terras? Que bom!!!! Espero que dê tudo certo pra vc.
    Quanto ao seu post, fiquei pensando que, ultimamente, prezo por um pouco de silêncio, mas silêncio de criança? É algo bem estranho pra mim. Amo criança! A minha esperança nas coisas boas vem do fato de saber que o mundo está cheio de crianças. Sejam elas barulhentas ou não.

    Beijo!

    ReplyDelete